Quem somos...

A Associação de Solidariedade SUBUD (ASS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS nº 78/81), fundada em Outubro de 1981 com a missão de contribuir para a promoção e integração social de populações carenciadas, grupos de risco e com deficiência, numa perspetiva comunitária. 

A ASS nasceu no seio de um grupo de pessoas, que sensibilizadas com o contexto socioeconómico vigente na década de 70 e 80, decidiu agregar-se e unir esforços para minimizar os custos de adaptação e integração dos indivíduos que chegavam das ex-colónias portuguesas, criando um projeto educativo e comunitário para atender às suas necessidades. Todas as características existentes no novo contexto social estavam a dificultar o processo de integração destes povos, e a desencadear assim, formas de exclusão social.

 

 

Deste modo, em Janeiro de 1982, inaugurou-se a escola da Associação de Solidariedade SUBUD em Alfragide Norte (Concelho de Amadora), como Jardim de Infância para 50 crianças. Mais tarde, em 1986 alargou-se a esfera de ação para ATL e Jovens por força do crescimento das primeiras crianças.

O Centro Roda Viva da Associação de Solidariedade SUBUD  renasceu com este nome no ano de 2000, iniciando uma nova etapa na vida desta Instituição.

Em Outubro de 2007 deu-se o alargamento no âmbito da intervenção efetuada, com a criação da Resposta Social de Creche.

 

Por forma a sistematizar o trabalho desenvolvido com crianças, jovens e famílias criou-se, em Janeiro de 2010, o CAI - Centro  de Apoio Integrado, com quatro Gabinetes de intervenção (Centro de Recursos Psicopedagógicos, Gabinete de Apoio e Mediação Familiar, Gabinete de Apoio Terapêutico e Gabinete de Apoio Social).

Em Maio de 2014, alargou-se os serviços do CAI a toda a comunidade através da criação do CAI Móvel que integra uma equipa multidisciplinar que se desloca às instituições e domicílios para prestar serviços nas áreas social, pedagógica e terapêutica. 

 

Hoje, com um longo percurso, pode afirmar-se que a ASS tem contribuído em muito para a comunidade, tanto a nível educativo, como social, prestando os apoios necessários ao desenvolvimento da criança/jovem e à adaptação da família no meio social, tornando-os, atores sociais numa sociedade multicultural.  Este trabalho tem sido reconhecido por diferentes entidades, destacando-se a distinção com o Selo de Escola SaudávelMente, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e com o Selo Protetor atribuído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.  

 
No entanto, muito continua por fazer, vivemos numa sociedade em constante mutação em que os problemas e preocupações de hoje, já não são os de amanhã, daí ser necessário acompanhar a evolução da sociedade, intervindo junto da população procurando colmatar as suas necessidades.

Neste sentido, desde a sua  fundação que a ASS integra o network do Susila Dharma International Association (www.susiladharma.org) que inclui projetos em 26 países.

 

214715914

  • Facebook Social Icon

© 2020 por Associação de Solidariedade SUBUD