top of page
MicrosoftTeams-image (13).png

40 Anos de História...

A Associação de Solidariedade Subud (ASSubud) nasceu no seio de um grupo de pessoas que decidiu agregar-se e unir esforços para minimizar os custos de adaptação e integração dos indivíduos que chegavam das ex-colónias portuguesas. A nova realidade vivida estava a ser bastante dolorosa, devido à diferença cultural, ao espaço físico, ao clima, e aos hábitos de vida que possuíam, dificultando o seu processo de integração social. 

Como eram as crianças que manifestavam sinais de maior risco, devido ao seu processo de socialização decorrer num ambiente tão conturbado e hostil, em Janeiro de 1982 inaugurámos um Jardim-de-Infância em Alfragide Norte (Concelho da Amadora) num bairro que iria realojar 110 famílias oriundas das ex-colónias, com o objetivo de ser um meio facilitador no desenvolvimento humano e social das crianças, assim como, mediador nas relações sociais que se estabeleciam entre famílias-comunidade. 

Em 1986, por força do crescimento das primeiras crianças, alargámos a esfera de ação para as Respostas Sociais de CATL e CATL Jovens e mais tarde, em 2007, com a entrada da mulher no mundo do trabalho e o forte crescimento de famílias monoparentais, foi criada a Resposta Social de Creche.

 

Tendo em conta as necessidades próprias de cada criança, jovem e família que frequentam as respostas sociais, no ano 2010, criámos o Centro de Acompanhamento Individual (CAI) com programas de prevenção e intervenção na área da Psicologia, da Terapia da Fala, da Psicomotricidade e do Serviço Social, incluídos na mensalidade. 

 

Em 2024, para dar resposta às necessidades da nossa comunidade abrimos uma nova Creche, para as crianças dos 4 meses aos 3 anos, na Estrada de Alfragide.      

Hoje, com um longo percurso, continuamos a adaptarmo-nos aos desafios da sociedade, procurando sempre novas formas de contribuir de forma efetiva para a comunidade, tanto a nível educativo, como social, prestando os apoios necessários ao desenvolvimento da criança e jovem e à adaptação da família no meio social. 

bottom of page